domingo, 3 de julho de 2011

A FORÇA DOS ATABAQUES DE TERREIROS / ATABAQUEIROS(AS)


Muita gente tem idéias erroneas sobre os atabaques, uns acham que é um bumbo e qualquer um pode ou sabe tocar, outros acham que é só para embelezar o culto, tem gente que acha bonito ficar lá tocando.....etc. No Candomblé, só Ogans tocam e pouca gente sabe a responsabilidade que os Ogans tem . Na umbanda também é grande a responsabilidade do atabaqueiro. Primeiro porque os atabaques são consagrados no terreiro e a eles também se deve muito respeito. O atabaqueiro de verdade pode chamar qualquer entidade (pois ele sabe todos os pontos cantados) e as entidades o ouvem. Pelo atabaque também sabemos se a entidade realmente está incorporada, pois esta estando presente responde ao toque cantado, que pode ser desde uma simples dança, até um desafio. Existem vários toques diferentes, um para cada situação. O terreiro que tem atabaques, facilitam e muito principalmente na incorporação dos mediuns mais novos. Quando o atabaque é bem tocado não é difícil ver gente caindo no meio dos consulentes. O atabaque também tem a função de encobrir determinadas conversas entre entidades e consulentes. O atabaqueiro consciente pode notar uma invasão e mudar o rumo de um trabalho de uma hora prá outra, pois sabe tanto alegrar como defender seu terreiro,  batendo o ponto certo na hora exata. Não há distinção de sexo para ser atabaqueiro(a), o importante é ter uma ligação muito grande com as entidades, com a casa e saber todos os fundamentos que envolvem esse instrumento. O atabaqueiro(a) deve ser também preparado(a) pela entidade chefe da casa, pois, cada atabaque é oferecido a um determinado Santo e tem seus próprios fundamentos, tanto é que antes de bater deve-se pedir (agô), licença para poder tocá-los. 
Entrando na parte espiritual, os cantos, quando vibrados de coração, atuam diretamente nos chakras superiores, notavelmente o cardíaco, laríngeo e frontal, ativando–os naturalmente e melhorando a sintonia com a espiritualidade superior, assim como os toques dos atabaques atuam nos chakras inferiores, criando condições ideais para a prática da mediunidade de incorporação. As ondas energéticas–sonoras emitidas pela curimba vão tomando todo o terreiro de Umbanda e vão dissolvendo formas–pensamento negativas, energias pesadas agregadas nas auras das pessoas, diluindo miasmas, larvas astrais, limpando e criando toda uma atmosfera psíquica com condições ideais para a realização das práticas espirituais. A curimba transforma–se em um verdadeiro “pólo” irradiador de energia dentro do terreiro, potencializando ainda mais as vibrações dos Orixás.
Os pontos cantados transformam–se em “orações cantadas”, ou melhor, verdadeiras determinações de magia, com um altíssimo poder de realização, pois é um fundamento sagrado e divino. Poderíamos chamar tudo isso de “magia do som” dentro da Umbanda.


Axé

Yakèkère Bárbara d´Iansã

Um comentário:

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